Miranda Phythian-Adams, celloMiranda Phythian-Adams, cello

MIRANDA PHYTHIAN-ADAMS    violoncello

Natural de Oxford, Inglaterra, viveu em Leicester onde iniciou os seus estudos. Após terminar a escola, foi para Londres estudar com Derek Simpson na Royal Academy of Music, concluindo a licenciatura no curso de "Professora de Violoncelo e Piano" (L.R.A.M. Cello, L.R.A.M. Piano) e adquiriu o diploma de Estudos Avançados (Advanced Certificate) e o certificado profissional (Hons). Recebeu ainda o prémio "Gertrude Norman Principal's Discretionary Award" pelo trabalho que desenvolveu na área da música com crianças deficientes.

Após terminar os seus estudos na Royal Academy of Music, começa a trabalhar na Royal Scottish National Orchestra (Glasgow, Escócia), onde permaneceria durante 10 anos, tendo sido promovida a violoncelo assistente principal ao fim de 5 anos. Enquanto em Glasgow, deu regularmente recitais, tocou no "Allander Ensemble" - um grupo de música de câmara constituído pelos principais membros da orquestra - e no "Paragon Ensemble", que se dedicava à apresentação do diferente repertório de Música Comtemporânea. Actuou também como solista em concertos com várias orquestras. Esteve ainda envolvida no programa educativo da Royal Scottish National Orchestra, trabalhando essencialmente com crianças.

Em 1999 mudou-se para Portugal junto com o seu marido português, dando continuidade à sua actividade musical participando em concertos de Música de Câmara, particularmente com o Quarteto de Cordas "Jacob Quartet", de que é co-fundadora. É com este quarteto, que durante o ano de 2000 participa e organiza um ciclo de concertos comentados no Rivoli Teatro Municipal do Porto, dedicado à Música de Câmara.

Desde então tem actuado com este agrupamento em diversas partes do País, nomeadamente na Casa da Música no Porto. Tem tocado com regularidade em orquestras portuguesas, em particular com a Orquestra Nacional do Porto. Tem regressado regularmente tocar ao Reino Unido.

Complementarmente, tem desenvolvido uma intensa carreira docente leccionando violoncelo e piano a crianças na escola de música "O Bando dos Gambozinos", na Escola Alemã do Porto, na Escola Inglesa do Porto (Oporto Brittish School) e recentemente na Escola de Rock da Academia de Artes "Jahas".